Imagem esculpida em migmatito que lembra a face de um chinês (Foto: Paulo Soavinsky). Veja mais em www.pousadasilhadomel.net.br. Para ver pássaros da ilha www.blogoosfero.cc/ilhadomel
Imagem da cabeça de um gorila esculpida no migmatito da Gruta das Encantadas (Foto: Paulo Soavinsky). Veja mais www.pousadasilhadomel.net.br Jornal Eletrônico da Ilha do Mel. Para ver pássaros www.blogoosfero.cc/ilhadomel
Mirante situado após a Fortaleza (Foto Lineu Filho). Veja mais www.pousadasilhadomel.net.br Jornal Eletrônico da Ilha do Mel. Para ver pássaros www.blogoosfero.cc/ilhadomel
Farol com a casa dos faroleiros, desmanchada no final do século XX (Foto: Afonso Meyer). Veja mais www.pousadasilhadomel.net.br Jornal Eletrônico da Ilha do Mel. Para ver pássaros www.blogoosfero.cc/ilhadomel
Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres (Foto: www.pousadasilhadomel.com.br)
Construído em alvenaria, é ponto de atracação de barcos e lanchas. (Foto: www.pousadasilhadomel.com.br)
Deque da pousada com vista para o Farol (Foto www.pousadasilhadomel.com.br)
Praia formada na maré baixa, com areia grossa (foto www.pousadasilhadomel.com.br)
Ponto de surfistas, a praia é extensa e possui pequeno comércio (foto www.pousadasilhadomel.com.br)
Com rio de água transparente na mata e sítio arqueológico, além de um panelão de ferro muito antigo na praia, pouco antes das pedras de acesso à Praia Grande (foto www.pousadasilhadomel.com.br). Nesta praia também foram encontrados restos de uma embarcação feita com encaixes e moedas do império.
Formada na maré baixa, dá passagem da Praia da Gruta para a Praia de Fora (foto www.pousadasilhadomel.com.br)
Praia formada na maré baixa, muito frequentada por famílias com lanchas (foto www.pousadasilhadomel.com.br). Na década de 70 ainda havia o início de uma escadaria que levava, provavelmente, à casa do Manoel Louco. A lenda diz que ele teria mandado um escravo jogar sacos de moedas de ouro na Pontinha. Um dos escravos trocou o saco valioso por um de pedras e assim teria ganho alforria, fugindo para Guaratuba.
Praia de grande extensão com pequenas dunas fixas, área de mangue e bicas (foto www.pousadasilhadomel.com.br). Muito frequentada por veranistas. Tem três bicas de água doce. Nesta praia foi encontrado um navio de madeira com lastro de chumbo. A lenha foi queimada e o chumbo retirado, para uso na pescaria. A lenda diz que há um barco enterrado ainda neste local, próximo ao antigo caminho para a praia da Bóia.
Praia formada na baixa maré, é ponto de saída para mergulhos e usada por pescadores (Foto www.pousadasilhadomel.com.br). Lugar ideal para fotos de navios que passam entre as ilhas Do Mel e Da Galheta.
Praia mansa de águas transparentes em maré de quarto, ideal para mergulhadores amadores (foto www.pousadasilhadomel.com.br). A lenda diz que neste local foram jogados sacos de moedas de ouro por escravos, a mando de um morador chamado Manoel Louco.
Caverna escavada pela natureza e cercada de lendas de sereias, que atraem marinheiros desavisados com seu canto, para que as embarcações quebrem nas pedras (foto www.pousadasilhadomel.com.br). Um dos cartões postais da Ilha do Mel.